Estar informado

23-03-2009 23:45

 

 

Há duas coisas sobre as quais você deveria estar bem informado antes de tirar conclusões sobre se seu restaurante é ou não rentável:

O conhecimento da margem de lucro de cada prato vendido; a margem de lucro de seu cardápio pode ser até positiva, mas a rentabilidade de sua empresa, negativa, dado o tempo em que voc&ecir deseja o retorno de seu investimento.

A taxa interna de retorno (TIR) do seu restaurante como um todo e    do restaurante como um todo.

A taxa interna de retorno (TIR) é o tipo de taxa de juros que permite que uma série de fluxos de lucros em valores atuais recupere o capital investido.

Se a TIR de seu restaurante é maior que o rendimento que você pode obter em qualquer outra atividade, por exemplo, em investimentos financeiros, então você deveria se sentir feliz, pois a rentabilidade de seu restaurante é aceitável.

A propósito, a análise de rentabilidade é o último passo num processo que começa com o cálculo do custo e termina no preço de venda. A análise de rentabilidade sinaliza duas coisas:

que é o tempo certo para você decidir se sai ou permanece no negócio do restaurante;

que é o momento de fazer uma revisão em    profundidade de suas operações.

  Rentabilidade é a taxa de juros, que transforma uma série de lucros líquidos correntes em valores atuais, cuja soma empata o investimento original em determinado período de tempo. Se você concordar com o tempo de retorno e achar que a taxa de juros é maior que aquela que você poderia obter em qualquer outra atividade, você pode confortavelmente afirmar que seu negócio é rentável.

  Cardápio é uma lista de pratos, cujo objetivo é gerar lucros através da satisfação do cliente. A excelência dos serviços prestados e a qualidade dos pratos servidos é sem dúvida nenhuma um objetivo muito importante, mas o objetivo mais importante de todos é alcançar o objetivo de lucro previsto através da satisfação do cliente.

Custos previstos ou históricos?

Você deveria aprender a calcular o custo e o preço de venda de seu cardápio antes dos ingredientes entrarem na panela em vez de  se limitar a copiar o preço de seus concorrentes, pois pode por em risco a saúde de seu restaurante