Meus Clientes

26-11-2008 02:31

 

Clientes em Foco nas revistas Metrópole e Veja Campinas
Publicada em 10/8/2008

Metrópole Visitou
O bacalhau do Idalvo

Referência em frutos do mar, casa enriquece cardápio com pratos portugueses

 

Restaurante Idalvo´s apresenta novidades em seu cardápio  

 Atendendo a uma antiga solicitação de seus clientes, o Chef Idalvo de Matos procurou a consultoria do Chef português, Heitor Antunes, para elaborar os pratos a base de bacalhau. Natural da Cidade do Porto, o Chef Heitor tem mais de 20 anos anos de experiência e sua ajuda, segundo o Chef Idalvo, foi fundamental para que os pratos a base de Bacalhau mantivessem as características dos outros pratos da casa: qualidade extrema, sabor marcante e porções generosas.

Coincidentemente, essas novidades no cardápio do Idalvo´s acontecem no mês de Julho, mês que também se comemora o aniversário de Campinas. Segundo o Chef Idalvo essa coincidência vale também como homenagem e agradecimento a cidade e sua população, que sempre acolheu o restaurante com muito carinho e respeito levando-o a ser referencia no segmento em toda a região.

 Os badejos e as lulas são importados da Argentina. As centollas(caranguejos gigantes) e os polvos chegam do Chile. Os camarões rosa, os mexilhões e os vôngoles são fisgados em Santa Catarina enquanto as lagostas desembarcam ora de Recife, ora de Fortaleza ou do Espírito Santo. Os tambaquis vêm do estado de Tocantins. Em parte, é por conta do cuidado na escolha dos fornecedores de ingredientes como esses que a casa ganha mais uma vez (vez consecutiva))título de a melhor entre as que servem pescados na cidade, na preferência dos jurados de Veja Campinas. O mérito restante pela conquista deve-se ao trabalho realizado na cozinha do restaurante, que tem paredes cor de salmão, por Idalvo Camargo de Matos e sua equipe. No cardápio constam 80 receitas, mas outras 200 fazem parte do repertório, a maior parte delas das culinárias ibérica e brasileira. Agora com sugestões de bacalhau no menú,  Idalvo doura a iguaria num modo de confeção que aprendeu com um chef português amigo. A paella marinera, que chega a custar quatro dígitos, satisfaz até 20 pessoas e requer preparo de uma hora e meia -- por isso, convém pedir por encomenda. As sardinhas são grelhadas à moda portuguesa, com sal grosso e as vísceras, diretamente no carvão. Para beber, há cerca de quarenta rótulos de vinho dos quais se encontram alguns considerados dos melhores do mundo.

 

 

Daniela Nucci
daniela.nucci@rac.com.br

Os freqüentadores pediram e o chef Idalvo de Matos incluiu pratos à base de bacalhau no cardápio. A solicitação, conta, é antiga. Mas antes de se aventurar nesta especialidade, ele procurou a consultoria do chef português Heitor Antunes para selecionar as receitas. Natural do Porto, Antunes tem mais de 20 anos de experiência e sua ajuda, segundo o próprio Idalvo, foi fundamental para a elaboração dos pratos.

Entre as opções, é possível provar o bacalhau na brasa servido em generosas postas, acompanhado de batatas ao murro, arroz com brócolis e azeitonas. Outra iguaria imperdível é o bacalhau à espanhola, que são lascas do peixe, cebola e pimentão servidas ao molho de especiarias com arroz branco. Há ainda a salada de feijão fradinho com bacalhau desfiado, ovo, beterraba e cenoura. Tudo regado com muito azeite. Para conhecer o novo cardápio, vale experimentar o tradicional bolinho de bacalhau. Ou quem sabe o bacalhau dourado à milanesa com molho de cebola e vinho do Porto, servido com legumes na manteiga.

O chef Idalvo sugere que os pedidos sejam feitos com antecedência, pois o preparo leva mais de uma hora. “É só ligar e marcar o horário que prefere ser servido.” Há mais tempo no menu, os tradicionais paella e o camarão na moranga também devem ser encomendados.
 

DECK SOUSAS BAR

Resenha da revista VEJA Campinas

 O ambiente é arejado, às margens do Rio Atibaia. Nos dias de frio, toldos protegem o interior do deque e há calefação a gás no teto, deixando o clima mais agradável. O carro-chefe é a porção das porções, que serve quatro pessoas e vem com camarão crocante, isca de peixe, tentáculos de lula, batata frita e cebola tirolesa. Para beber, o barman prepara drinques como o brasileirinho, uma caipirinha de cachaça com o verde do limão, o amarelo do maracujá e o azul do curaçao blue. Sexta, sábado e domingo tem MPB ao vivo.

 EPTV.com - Marina Avancini

Música, drinks e petiscos à beira do Rio Atibaia

Polvo ao molho verde, novidade do DeckPolvo ao molho verde, novidade do Deck

21/12/2007 - 13:04 - Em 2000 ele assumiu o Deck e implantou um cardápio com apenas dez itens. Hoje, sete anos depois, o bar, que funciona no distrito de Sousas, em Campinas, é referência em frutos do mar e é um dos lugares mais disputados da cidade, principalmente nas tardes de domingo. Tudo isso porque o proprietário Elder José Pellegrino Muzetti jurou, em 1990, que nunca mais seria dono de bar...

Ainda bem que não cumpriu o juramento, pois nesses anos as mudanças foram acontecendo aos poucos e conquistando clientes fiéis, como o administrador Pedro Taiul, que freqüenta o lugar há seis anos, e já chegou a levar um atestado médico justificando a ausência em um final de semana. "Adoro o clima do lugar, as pessoas que vêm aqui", comenta.

O clima a que Taiul se refere é causado pelo charme dos drinks e petiscos à beira do Rio Atibaia, que é embalado pela boa música que rola no Deck de quinta-feira a domingo. Para 2008, haverá novidades no cardápio (leia texto abaixo) que vão deixar o estabelecimento cada vez mais com cara de "boteco de frutos do mar", como define Muzetti, resultado de uma parceria com o restaurante Idalvos´s, tradicional em Campinas, que fornece as mercadorias para o bar de Sousas. E foi essa parceria com o Idalvo´s que fez com que o Deck Sousas passasse a se chamar Deck Sabor da Praia.

Novos pratos
Para janeiro do ano que vem(2008) serão incluídos quatro novos pratos do cardápio (alguns já estão disponíveis na casa, embora ainda não estejam no menu). Os "eleitos" são o bolinho de bacalhau, o polvo ao molho verde, camarão rosa grelhado ao sal grosso e manteiga e pataniscas de bacalhau, prato típico da culinária portuguesa trazido para Campinas pelo chef também português e recém contratado do Deck, Heitor Antunes. Além desses pratos, Elder destaca a porção Sabor da Praia, velha conhecida dos freqüentadores, que traz um "mix" de camarões crocantes, anéis de lula, isca de peixe, cebola empanada e frita e batata frita. Além das comidinhas com gosto de mar, o Deck oferece diversas opções de drinks especiais e cervejas nacionais e importadas.